Técnicas do Observador - Visão e Modernidade no século XIX


TÉCNICAS DO OBSERVADOR oferece uma perspectiva única sobre a construção histórica da visão e as origens da cultura visual moderna. Partindo da análise de vários dispositivos ópticos do século XIX, Jonathan Crary demonstra como a formatação da visão é indissociável de uma operação de normativização do sujeito observador em termos de produção laboral e consumo visual.

Uma reflexão inovadora e interdisciplinar que se tornou uma obra indispensável para entender o modo como a modernidade visual se impõe até à contemporaneidade, particularmente através da consolidação das imagens técnicas.

PREFÁCIO Delfim Sardo / TRADUÇÃO Nuno Quintas

PVP €17.00

Jonathan Crary é crítico de arte e professor no Departamento de História da Arte na Universidade de Columbia em Nova Iorque. Referência incontornável no pensamento da cultura visual moderna, o autor reflecte sobre a gestão da atenção e da percepção no contexto da economia capitalista. Entre os seus títulos, destacam-se Suspensions of Perception: Attention, Spectacle, and Modern Culture e 24/7: Late Capitalism and the Ends of Sleep. Crary escreve também regularmente para publicações como October, Cahiers du Cinéma e Artforum.

Livraria 100ª Página | Casa Rolão Av. Central, 118/120 4710-229 Braga | Tel: 253 267 647 | Fax: 253 267 648