André Soares - Arquitecto Tardo-barroco

Este livro trata a dimensão arquitectónica da obra de André Soares, homem da Igreja e riscador de Braga, trazido tardiamente à ribalta da história da arte barroca. André Soares explorou no Minho e no Norte de Portugal a variante rococó desse estilo que caracterizou o Antigo Regime antes do Despotismo Iluminado.

Construiu na sua obra o entendimento erudito da arquitectura que se formou a partir da Idade Moderna, evidenciando a importância do desenho conceptual na teatralização do espaço litúrgico, na referenciação simbólica da paisagem e na maestria do uso de materiais e práticas construtivas correntes no seu tempo.

Era capaz de ligar o desejo de um desenho puro à sensibilidade exigida pelas condições concretas dos programas para a qualificação da cidade.

No desenho de igrejas e palácios refinou o seu potencial criativo, associando às formas extraídas da natureza as habilidades proporcionadas pela geometria abstracta, para assim oferecer serenidade e beleza à obra pública.

Domingos Tavares (Ovar, 1939) é arquiteto e Professor Emérito da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, onde ensinou desde 1985 a disciplina que deu origem às Sebentas de História da Arquitectura Moderna publicadas pela Dafne Editora desde 2003. Autor dos livros Da Rua Formosa à Firmeza (Faup, 1985) e Francisco Farinhas Realismo Moderno (Dafne, 2007).

PVP €17.00

Livraria 100ª Página | Casa Rolão Av. Central, 118/120 4710-229 Braga | Tel: 253 267 647 | Fax: 253 267 648