Apresentação do livro Alerta Premika! Risco Online Detetado de Cláudia Manata, Raquel Palermo e Teresa Castro

Apresentação do livro Alerta Premika! Risco Online Detetado, de Cláudia Manata, Raquel Palermo e Teresa Castro, ed Teodolito/IAC.

Apresentação por Altina Ramos e Francisco Machado.

Trata-se do primeiro livro (que vem com um Guia para pais e educadores e um blog) de uma pequena coleção de livros-jogo que o Instituto de Apoio à Criança está a realizar e que tem o apoio do Centro Internet Segura e do EuKids Online, assim como doutras associações. O livro destina-se a crianças dos 8 aos 11 e aborda a relação das crianças com as redes sociais, as vantagens da Internet e os perigos, nomeadamente o grooming online.


"Marta tem 9 anos, mas sente-se muito crescida.
Tão crescida que acha que está na hora de ter perfis nas redes sociais. Quando a mãe recusa, por ela ainda não ter idade, Marta revolta-se.
Com a ajuda da amiga Rita, cria uma conta de Facebook.

Usa uma bonita fotografia sua, na praia, para foto de perfil, e em menos de nada tem imensos likes, comentários e pedidos de amizade de pessoas que não conhece. Entre esses novos amigos virtuais está Bieber13, um rapaz muito fofo com olhos de gato.
Mas será que Bieber13 é mesmo quem diz ser?
Poderá Marta confiar nesta pessoa que só conhece da Internet?

Premika, a andróide futurista que entra em missão sempre que uma criança corre perigo, viaja do futuro até ao nosso tempo para observar Marta. Ela sabe que algo de errado se passa…
Mas Marta anda tão entusiasmada com as toneladas de likes que recebe, que não liga nenhuma aos bips e beeps de aviso de Premika.
Será que tu lhe podes dar uma ajuda?
É que Marta tem muitas decisões para tomar e precisa mesmo de alguém, do lado dela, que a ajude a navegar na Internet em segurança…"

Cláudia Manata é uma professora portuguesa que gosta muito de crianças, de livros e do Facebook. É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Franceses e Alemães, especializada em Comunicação Educacional e Gestão da Informação – Organização e Gestão de Bibliotecas Escolares / Centro de Recursos Educativos, pós-graduada em Violência em Crianças: Uma Abordagem Sistémica e Pedagógica, mestre em Ciências da Educação na especialidade de Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores e formadora de professores pelo Conselho Científico — Pedagógico da Formação Contínua. Desde 2009 que se encontra destacada no Instituto de Apoio à Criança (IAC), sendo responsável pela coordenação e elaboração de diversos materiais pedagógicos, tais como livros, jogos, exposições e agendas.

Raquel Palermo é uma escritora e argumentista portuguesa que gosta muito de contar histórias. Em literatura é coautora das coleções infantojuvenis Caderno de Memórias de Difícil Acesso e Romeu, o Normal. É também autora dos contos infantis Uma-poça-quase-lago-quase-mar e Aisha. Em televisão participou na escrita de Morangos com Açúcar, Floribella, Clube das Chaves, Campeões e Detectives e Portal do Tempo.

Teresa Sofia Castro é uma investigadora portuguesa e membro da rede EU Kids Online. Iniciou o seu percurso na Universidade Católica Portuguesa, Universidade do Minho e atualmente está a desenvolver
o seu projeto de Pós-doutoramento na Universidade Nova de Lisboa (CICS.NOVA), com a orientação inspiradora de Cristina Ponte. Percorreu a  Filosofia e as Humanidades, os Estudos da Criança,
especialização em TIC e as Ciências da Educação, especialização em Tecnologia Educativa, concluindo o doutoramento europeu em 2015. Com um interesse académico pela vida digital das crianças abraçou
este projeto procurando dar voz às crianças que tem conhecido e ouvido.

Livraria 100ª Página | Casa Rolão Av. Central, 118/120 4710-229 Braga | Tel: 253 267 647 | Fax: 253 267 648