FEIRA DO LIVRO DE PONTE DA BARCA

Pelo 2º ano a Livraria 100ª Página estará presente na Feira do Livro de Ponte da Barca, que decorre entre 16 e 20 de Maio.

A Feira do Livro promove um conjunto de atividades gratuitas, para públicos de todas as faixas etárias, envolvendo a realização de conferências, apresentações de obras literárias, ateliers, oficinas de teatro e animações entre outras atividades.

http://www.cmpb.pt/

Programação:
16 de maio, quarta-feira
10:00 Abertura Oficial da XXV Feira do Livro de Ponte da Barca.

10:00 I 11:00 I 14:00 I 15:00 Encontro com a autora – Adelaide Graça – alunos do 1º e 2º ano do ensino básico vão ter a oportunidade de conversar e interagir com a autora debruçando-se no seu livro de contos "Saramela Pintas", cujo personagem principal é uma saramela, salpicada de pintas amarelas, que traz aos leitores mais novos uma mão cheia de aventuras. Apresentação da autora aos leitores a cargo de Rómulo Sousa.


21:30 Contos de Outrora para Pessoas de Agora! - Clara Haddad - Quando a voz de uma guardiã das palavras entona "Era Uma vez...No tempo em que não havia tempo... Há muito tempo atrás", o passado deixa de ser tempo remoto para se tornar presente. Neste espetáculo Clara Haddad narra contos de culturas ancestrais de origens diversas. Contos que viajam já há muito tempo e tem passado de geração à geração, cruzando mares e oceanos, céus e terra, ganhando novas matizes de cores.

17 de maio, quinta-feira
10:00 Abertura

10:00 I 11:00 Mil Histórias para Contar - Clara Haddad é uma narradora itinerante que viaja pelo mundo partilhando contos e encantos. Nesta apresentação, recheada de livros divertidos, contos tradicionais e histórias cantadas vamos viajar pelo mundo do Era uma vez…com mil histórias para contar! Sessões dirigidas a todos os alunos do ensino pré-escolar do concelho.


21:00 Encontro com o músico Carlão – Projeto Livres e Iguais - este projeto tem o propósito de sensibilizar, mas, essencialmente, acabar, com qualquer tipo de discriminação fundada no princípio da ignorância e do ódio, que bloqueie a construção de uma sociedade intercultural. No livro, é abordada a questão do racismo, da discriminação étnica e da xenofobia, dotando os/as leitores/as do conhecimento e das ferramentas de que necessitam para combater, em si e naqueles que os rodeiam, atitudes e comportamentos discriminatórios.

18 de maio, sexta-feira
10:00 Abertura

10:00 I 11:00 I 14:00 Encontro com o autor e ilustrador – Pedro Seromenho - alunos do 3º e 4º ano do ensino básico vão ter a oportunidade de conversar e interagir com Pedro Seromenho e explorar o universo dos livros "A Fuga da Ervilha" e "A Cidade que queria viver no Campo".

15:30 Entrega dos Prémios do Concurso de Leitura, que decorreu ao longo do ano entre os alunos do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca e da EPRALIMA.

21:00 Lançamento do livro "Suco das Palavras" – Jaime Ferreri - "Quarenta e três textos (com sucos e sabores a servir de condimento) de que se fazem contos, crónicas e também murmúrios da alma. Tudo em micro, em pequenos textos sem o cansaço do leitor a servir de desculpa no quase dever duma leitura em catadupa.": é assim que este filho da Barca descreve a sua última criação literária.

19 de maio, sábado
10:00 Abertura


11:00 Leitura animada da história "As Famílias não são todas Iguais" - Aqui há história...", projeto de incentivo à leitura promovido pela CMPB.

 
22:00 Projecção de filme "Soldado Milhões", realizado por Gonçalo Galvão Teles & Jorge Paixão da Costa e parcialmente rodado em Ponte da Barca, em 2017. Aníbal Augusto Milhais é um entre tantos soldados enviados para a Flandres durante a Primeira Guerra Mundial. Na Batalha de La Lys, contrariando ordens superiores, enfrenta sozinho sucessivas ofensivas alemãs de maneira a garantir a retirada dos companheiros. Milhais demora vários dias até reencontrar o seu pelotão em Saint-Venant, protegido apenas pela sua arma – Luisinha – e um amuleto da sorte oferecido pela sua amada. No ano em que se assinala o centenário da Primeira Guerra Mundial, acompanhamos o percurso do soldado Milhais, que valia milhões, através das suas memórias da guerra.

20 de maio, domingo
10:00 Abertura

15:30 Encontro com o MiniChef Pedro Jorge - o jovial ex-concorrente do concurso da TVI "Masterchef Júnior" vem a Ponte da Barca apresentar o seu livro "Vamos Comer" ao mesmo tempo que nos proporcionará uma amostra do que mais gosta de fazer: cozinhar e conversar!

20:00 Encerramento da XXIV Feira do Livro de Ponte da Barca.

Livraria 100ª Página | Casa Rolão Av. Central, 118/120 4710-229 Braga | Tel: 253 267 647 | Fax: 253 267 648