100ª FORA DE PORTAS
Apresentação do livro Visão, Olhos e Crenças de Luís Miguel Bernardo, Ed. Gradiva Sessão no MUSEU NOGUEIRA DA SILVA

A 100ª PÁGINA FORA PORTAS
26 de outubro, Museu Nogueira da Silva (MNS)


Apresentação do livro pelo Professor Doutor José Manuel González-Méijome, director do Curso de Optometria e Ciências da Visão (Programa Doutoral) da Escola de Ciências da Universidade do Minho.

A sessão contará ainda com a intervenção do actual director da Colecção «Ciência Aberta», da Gradiva, Professor Doutor Carlos Fiolhais.

Livro:
"Sem o nosso sistema de visão – os olhos ligados ao cérebro – a nossa percepção do mundo seria muito limitada. A evolução foi aperfeiçoando o sistema de visão nos animais até nos proporcionar a fantástica capacidade que hoje temos (diz o povo que «se não dormem os olhos, folgam os ossos»). Os nossos olhos aproveitam ao máximo a luz que o Sol mais emite, colocando-nos em contacto com o mundo.

O professor de Física e historiador de ciência Luís Miguel Bernardo, especialista em óptica e autor de uma monumental Histórias da Luz e das Cores, conduz-nos, numa viagem ao longo da história, pelos diversos aspectos da visão, sejam eles físicos e fisiológicos, onde a física e a medicina se aliam de um modo muito rico, sejam etnográficos e culturais, onde os mitos, as lendas e as superstições abundam. Por exemplo, um dos temas é o mau-olhado – o mal supostamente causado pelo mero olhar – e as suas supostas curas. Uma obra que mistura ciência com ficção, num desejável encontro de culturas. Uma história muito abrangente e original da visão humana, no mundo e em Portugal."


Luís Miguel Bernardo
"Luís Miguel Bernardo licenciou-se em Engenharia Electrotécnica na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e obteve os graus de Mestrado e Doutoramento em Física na Universidade Virginia Tech nos EUA. Foi membro do Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto onde ensinou e investigou até à sua aposentação como professor catedrático em 2012.

As suas actividades de investigação abarcaram as áreas de processamento óptico, holografia, óptica não linear e ultrarrápida. Interessou-se ainda pela óptica médica, história e divulgação da ciência e pela museologia. Foi director do Museu de Ciência da Universidade do Porto de 2004 a 2015. É autor ou co-autor de cerca de 150 comunicações e artigos científicos. Escreveu diversos textos didácticos e é co-autor de duas patentes. É autor de dois livros: Histórias da Luz e das Cores (3 vols., 2005-2010) e Cultura Científica em Portugal: Uma Perspectiva Histórica (2013)."

 

Livraria 100ª Página | Casa Rolão Av. Central, 118/120 4710-229 Braga | Tel: 253 267 647 | Fax: 253 267 648