Apresentação do livro Calçada Portuguesa no Mundo de Ernesto Matos, Ed. Sessenta e Nove Manuscritos

Apresentação do livro Calçada Portuguesa no Mundo de Ernesto Matos, Ed. Sessenta e Nove Manuscritos.
Apresentação a cargo do autor.

Este livro dá a volta ao mundo onde os portugueses deixaram a sua marca no chão, de Honolulu a Pequim, de Lisboa a Malaca, de todas as ilhas portuguesas e das grandes viagens sentimentais deixadas em pedra nas escritas de Camões ao passar por Macau, nas escritas dos apaixonados poetas, calceteiros, arquitetos, ferreiros e outros que deram o seu contributo escrito para que em português, inglês e chinês pudessem levar também ao mundo o valor da escrita na pedra, tal como os nossos antepassados o registaram em Foz Côa.

Ernesto Matos, natural de Lisboa. Faz fotografia desde que adquiriu a sua primeira máquina fotográfica Ftb, em meados dos anos 1980.

Licenciado em Design de Comunicação e formado em Fotojornalismo pelo CENJOR. Faz uma abordagem na fotografia com a perspetiva de encarar a realidade da existência humana, essa máquina capaz de assimilar sentimentos através da energia flutuante que o cosmo liberta a cada pulsar do tempo, a mesma que as máquinas fotográficas registam nos seus mecanismos mecânicos e que os nossos processos eletromagnéticos salvaguardam na sua persistência racional.

Autor de vários livros de vertente fotográfica, alguns abordando culturalmente a calçada portuguesa bem como a sua poética imagem comunicacional. Deu a volta ao mundo na pesquisa de pavimentos elaborados com a técnica cultural da calçada.

Livraria 100ª Página | Casa Rolão Av. Central, 118/120 4710-229 Braga | Tel: 253 267 647 | Fax: 253 267 648