100ª FORA DE PORTAS A crise académica de 1969 - SESSÕES NA Galeria do Paço, Largo do Paço

SESSÕES NA Galeria do Paço, Largo do Paço, Braga

A CRISE ACADÉMICA DE 1969

Memórias

A celebração em Braga da Crise Académica vivida em Coimbra em 1969 permitiu a redescoberta de uma entrevista então concedida pelo Doutor Victor Sá, recém-chegado de Paris onde se doutorara, que viria a ser publicado numa coleção “Textos para discussão” que a Associação Académica de Coimbra – AAC editava, onde se procurava debater a situação em que a Universidade portuguesa então vivia. Intitulado “Para uma verdadeira cultura nacional”, este texto serviu de pretexto à Comissão Executivo do Prémio Victor Sá de História Contemporânea - Conselho Cultural UMinho - para editar um livro de depoimentos intitulado “Bracarenses na Crise Académica de 1969”. Isto acontece no momento em que se começa a preparar a comemoração do 1º centenário do nascimento daquele historiador (1921/2021).

Para enquadrar o lançamento daquele livro a UMinho entendeu apresentar a exposição fotográfica “ A Crise académica de Coimbra 1969”, comissariada pelo Eng. José Veloso, membro da Secção de Fotografia da AAC que fez a reportagem entre Abril e Junho de 1969.

Vão ser ainda apresentados dois livros que abordam a mesma temática:

- “ O Processo” de Gualberto Freitas, uma completa recolha da documentação então produzida e que será objeto de comentário do Prof. J.M. Lopes Cordeiro, da UMinho.
- “Peço a palavra” de Alberto Martins, no qual o então presidente da Associação Académica de Coimbra conta a sua versão dos acontecimentos vividos em Coimbra. Este livro será debatido pelo Prof. Wladimir Brito, da UMinho.

PROGRAMA COMPLETO:

A Crise Académica de Coimbra 1969
8 de Novembro | 18:00
Abertura de exposição “A crise académica 1969”* e apresentação do livro sobre o mesmo tema, pelo autor José Veloso, curador da exposição, com contextualização por Viriato Capela, Professor da UMinho. Visita guiada pelo autor
*cedida pela Câmara Municipal de Coimbra


13 de Novembro | 18:00
Apresentação do livro de Gualberto Freitas “O processo”, por José Manuel Lopes Cordeiro, Professor da UMinho,
com a presença do autor.



20 de Novembro | 18:00 Apresentação do livro “Peço a palavra” de Alberto Martins, por Wladimir Brito, Professor da UMinho, com a presença do autor.

27 de Novembro | 18:00 Lançamento e apresentação do livro “ Bracarenses na Crise Académica de 1969”, por Luís Reis Torgal, Professor da UCoimbra, com a presença dos autores dos testemunhos.

Livraria 100ª Página | Casa Rolão Av. Central, 118/120 4710-229 Braga | Tel: 253 267 647 | Fax: 253 267 648