Apresentação do livro Sobre conflito linguístico e planificaçao cultural na Galiza contemporânea. Dez contributos de de Elias J. Torres Feijó & Roberto Samartim, Edição Através

Apresentação do livro Sobre Conflito Linguístico e Planificação Cultural na Galiza contemporânea. Dez contributos, de Elias J. Torres Feijó & Roberto Samartim Edição Através

Apresentação a cargo de Micaela Ramon e Carlos Pazos-Justo

Iniciativa do Mestrado em Português Língua Não Materna, Português Língua Estrangeira e Língua Segunda, com o apoio do Centro de Estudos Galegos da Universidade do Minho.

Elias J. Torres Feijó e Roberto Samartim selecionam para a publicação no presente volume dez textos que explicam assuntos e processos marcantes ligados à construção da ideia de língua galega e do sistema cultural galego/galeguista no seu conjunto, dando conta, também, das principais questões e momentos em que Portugal e a Lusofonia foram envolvidos.

Analisam-se as estratégias quanto à planificação cultural e à codificação linguística daquelas elites autoproclamadas galeguistas, interessadas em atingir um maior grau de autonomia/soberania cultural (ou política) duma comunidade galega em que convivem (ou concorrem), com níveis de conflito e (in)definição variável, diversos e até antagónicos projetos político-culturais.

 

Livraria 100ª Página | Casa Rolão Av. Central, 118/120 4710-229 Braga | Tel: 253 267 647 | Fax: 253 267 648