Apresentação do livro Federico Fellini - A Inevitabilidade Da Arte de Anabela Dinis Branco de Oliveira

Apresentação do livro Federico Fellini - A Inevitabilidade Da Arte, de Anabela Dinis Branco de Oliveira, ed. Filmes de Avanca
Apresentação a cargo de João Paulo Macedo, presidente da  IFFS - International Federation of Film Societies.

-------------------------------------------------

HORÁRIO:
17:00 horas no jardim*
19:00 horas na Livraria caso as condições climatéricas não permitam a realização no jardim

----------------------------------------------

"Em Fellini a arte torna-se espaço, tempo e personagem. Através de planos e enquadramentos, torna-se a alavanca de um percurso narrativo. Corpos e rostos são pedaços anatómicos que, na construção do discurso fílmico, definem um percurso identitário e são inevitáveis na sua essência artística. No percurso cinematográfico de Federico Fellini, conquistam-se diálogos e fronteiras identitárias entre cinema e arquitetura: os espaços arquitetónicos são projetos e protagonistas, ao mesmo tempo, espaços de reflexão cinematográfica e de análise arquitetónica. Na inevitabilidade da arte, projeta-se a inexorabilidade da transgressão, um percurso inconsciente com e sem limites, sonhos acabados e por acabar, passagens sucessivas entre caos e cosmos. As criações de Fellini projetam a flexibilidade do objeto estético e a omnipotência da criação cinematográfica. Nele, a arte é espontânea, vital, carnal e intrínseca. E inevitável."

Anabela Dinis Branco de Oliveira
Professora auxiliar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e investigadora no Labcom. Doutorada em Literatura Comparada, orienta a sua investigação científica no âmbito dos estudos interartes, nomeadamente nas relações entre literatura e cinema, literatura e arquitetura e também na cinematografia de Manoel de Oliveira, Federico Fellini e Jacques Tati. Leciona vários seminários no âmbito da análise do discurso fílmico e das relações dialógicas entre o cinema e outras artes. Tem comunicações apresentadas em múltiplos colóquios e publicações em revistas nacionais e internacionais. Conferências convidadas nas universidades de Paris III, Paris Ouest Nanterre La Défense, Utrecht, Varsóvia, Lublin e Gdansk. Participações em júris e workshops em festivais e mostras de escolas de cinema (Avanca, MIFEC, Festival de Cinema de Ourense, Festfilm-Montpellier, Cinanima, São Tomé Fest Film. Arroios Film Festival, Porto Femme International Film Festival) e nos júris nacionais do ICA (2014-2020). Diretora do RIOS – Festival Internacional de Cinema Documental e Transmedia.

.....................

NOTA SOBRE REGRAS SANITÁRIAS:
Todos os convidados devem manter dois metros de distância entre si, no interior e no exterior da Livraria.
É também obrigatório o uso de máscara.

Livraria 100ª Página | Casa Rolão Av. Central, 118/120 4710-229 Braga | Tel: 253 267 647 | Fax: 253 267 648