Exposição de Joalharia Audaçias … mais do que jóias, são histórias! por OXUM Atelier

Audaçias, é uma colecção de jóias inspirada na pureza e simplicidade dos “Lenços de Namorados do Minho”. A origem desta tradição remonta ao século XVII, mas é entre meados dos séculos XIX e XX que tem a sua maior expressão. No Norte de Portugal, na Província do Minho, mulheres transgridem as regras e assumem-se como donas do seu destino. Rompem com o seu quotidiano e rebelam-se contra uma sociedade que as oprime. Mulheres que ousam manifestar publicamente os seus afectos através dos lenços de bordar: contam os seus sonhos, os seus desejos amorosos, declaram-se.

Esta colecção tem duas linhas: a ETERNUS, baseada no fumo do navio do lenço das Quadras Quadras, que simboliza a emigração e a saudade; e a NOVIUS, baseada no popularmente conhecido Lenço da Noiva, bordado por Alice Pinheiro para oferecer à filha no dia do casamento.

OXUM, Atelier de joalharia cria Audaçias que .....  mais do que jóias, são histórias!


**Os Lenços de Namorados do Minho são um produto artesanal certificado, com Marca Registada através de Identificação Geográfica (IG) pertencente à Adere-Minho (Organismo de Certificação).

Livraria 100ª Página | Casa Rolão Av. Central, 118/120 4710-229 Braga | Tel: 253 267 647 | Fax: 253 267 648